Conselho Missionário do Regional Nordeste 4 realiza 21ª Assembleia




Com o tema “Igreja em estado permanente de missão”, seis das oito dioceses do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) estiveram reunidas em Teresina (PI) entre os dias 08 e 10 de março 2013, na casa de Retiro Paulo Afonso dos Padres Jesuítas.

O objetivo do encontro foi refletir, avaliar e buscar novas perspectivas para a caminhada missionária do Regional. Estiveram na coordenação das atividades o bispo Referencial para a Ação Missionária, dom Eduardo Zielski, a coordenadora do Conselho Missionária Regional, Marina Pereira Cardoso e a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da CNBB, Irmã Dirce Gomes da Silva.
Na abertura dom Eduardo refletiu a importância da Evangelização para Igreja, partindo da Exortação Apostólica Evangelii Nundiandi do Papa Paulo VI. Ele afirmou que “a Igreja existe para evangelizar e a essência da evangelização é o testemunho”. E explicou que no mundo atual em que vivemos se faz necessário entrar no caminho do evangelho que traz a salvação.

Irmã Dirce Gomes da Silva destacou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2011-2015, apresentando a caminhada missionária da Igreja no Brasil e fez memória do 3° Congresso Missionário Nacional realizado em julho de 2012, no Palmas (TO). Ela sublinhou ainda os compromissos para uma Igreja em estado permanente de missão no Brasil e além-fronteiras.

A coordenadora do Regional Marina apontou a importância da organização missionária nas dioceses tendo como principal organismo articulador o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). Foi feita ainda revisão de regulamentos do Comire e pensada a organização e compromissos missionários para o Regional, além de momentos de oração e eucaristia.

ELEIÇÃO - Através do novo regulamento, houve votação para novo coordenador do Comire. O bispo indica e a assembleia tem o dever de aprovar ou não. Foi indicada e aprovada para coordenar o Comire a Maria José, da Diocese de Campo Maior.


FONTE: SITE CNBB NE4

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger