BISPO

BIOGRAFIA:

Dom Edward Zielski

Dom Edward Zielski, nascido em Brodnica, na Polônia, aos 12 de fevereiro de 1947, cursou os estudos de 1º e 2º grau também na sua cidade natal. Desde cedo ajudou nos afazeres de casa e na juventude ajudava o seu pai que era pedreiro. Mesmo depois de ingressar no Seminário no período de férias continuava à ajudá-lo.
         Concluiu os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior na cidade de Pelplin na Polônia e foi Ordenado padre no dia 21 de Maio de 1972 em sua cidade, Brodnica. No mesmo ano, 1972 colaborou na Paróquia de Santa Cruz em Osie na Polônia e dois anos depois, 1974 vai para a Paróquia de Nossa senhora do Rosário em Gdynia – Demptowo – Polônia.
         Como Padre jovem, desperta em si o desejo de ser Missionário e este se concretizou em 1980, quando da Polônia saiu para o Brasil como Missionário “ Fidei Donum”, e chega a Santa Catarina para aperfeiçoar o idioma e em 1981 assume a Paróquia de Cristo Rei em Blumenau-SC. Como pároco da Cristo Rei, participou de um Projeto de Evangelização denominado de Igrejas Irmãs ( que funcionou como um intercâmbio entre as Dioceses de Blumenau e de Irecê na Bahia ), e por esta experiência percebendo as diversas dificuldades especialmente vendo necessidades do povo do lado Espiritual veio para o Nordeste e torna-se pároco da Catedral de São Domingos em Irecê na Bahia, tendo que atender mais de cinco municípios que não tinham Padres para lhes atender. Cinco anos depois chega a Diocese de Floresta no estado de Pernambuco e recebe a Paróquia de Santo Antônio de Pádua na cidade de Ibimirim, permanecendo por lá seis anos, daí é transferido para o Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu também em Pernambuco.
         Com um grande “Ardor Missionário” sempre teve zelo espiritual  pelo rebanho que lhe foi confiado por Deus e essa afirmação se deu quando no dia 02 de Fevereiro de 2000, durante o Festejo da Padroeira de Tacaratu Nossa senhora da Saúde foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo da Diocese de Campo Maior no Piauí, sendo Sagrado Bispo no dia 07 de Maio de 2000 na Catedral de Santo Antônio na cidade de Campo Maior – PI. 








 FOTOS:


















BRASÃO:


LEMA: SOLA MISERICORDIA.
COMENTÁRIO:  A humanidade não encontrará a paz, enquanto não se voltar, com confiança, à Minha Misericórdia”.(Diário da Beata Faustina, Apóstola da Misericórdia)

ESCUDO: No campo azul uma cruz luminosa com coração no centro do qual saem dois feixes: vermelho e pálido.
COMENTÁRIO: Maria trouxe para nós  Jesus que morrendo na cruz, permitiu que Seu coração fosse aberto pela lança, do qual saíram o Sangue e Água. Coração aberto de Jesus, sinal do amor misericordioso de Deus, derrama sobre a humanidade a água que justifica e o sangue que da a vida. “Ó Sangue e Água que jorraste do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós”. (Diário da Beata Faustina).



CURIA DIOCESANA:


DIOCESE DE CAMPO MAIOR
PRAÇA BONA PRIMO, 428 - CAIXA POSTAL 31
FONE:(86)3252-1132/ FAX:(86)3252-2192
CEP:64280-000 - CAMPO MAIOR - PI

 
Powered by Blogger