Seminaristas receberão Ministérios de Acolito e Leitor neste domingo




No próximo domingo dia vinte e três de dezembro de 2012, ás 08:30 na Catedral de Santo Antônio em Campo Maior, Dom Eduardo Zielski instituirá o Ministério de Leitor, ao seminarista Rafael Gomes (da cidade de José de Freitas), e o Ministério de Acólito aos seminaristas Alcindo Saraiva Martins(da cidade de São Miguel do Tapuio) e Luís Francisco Fonseca Moura(da cidade de Campo Maior).

Seminarista Luís Francisco


Na Solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Eduardo Zielski, em que serão instituídos os ministérios que são passos importantes para estes seminaristas que estão em preparação ao sacerdócio.

Seminarista Rafael Gomes
O Leitor é instituído para a função que lhe é própria, de ler a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho); na falta do salmista, será ele a recitar o  salmo entre as leituras será ele a enunciar as intenções da oração universal; a dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel; a preparar os fiéis para a recepção digna dos sacramentos. Poderá, além disso, na medida em que for necessário, ocupar-se da preparação de outros fiéis que por encargo temporário, devam ler a Sagrada Escritura nas ações litúrgicas. Para poder desempenhar-se destas funções, cada vez com maior aptidão e perfeição, procure meditar com assiduidade a Sagrada Escritura.

Seminarista Alcindo Saraiva
 O Acólito é instituído para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, todas as vezes que os ministros de que trata no cân.845 do Código do Direito Canônico faltarem ou não o puderem fazer.






FONTE: PASCOM DIOCESANA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger