Diocese de Campo Maior é representada em 3º Congresso da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4




Centenas de pessoas participaram do 3º Congresso da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4. O Encontro aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no auditório da OAB e teve a participação do padre Wladimir Porreca - assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família que falou sobre o tema “A Família: O Trabalho e a Festa”.
O objetivo central do congresso foi contribuir para que a família seja lugar que acolhe e gera vida em plenitude. Lugar de descanso, de chegada, de partida, de paz, de sonho e festa. Proporcionar aos congressistas, momentos de espiritualidade e troca de experiências através de palestras e painéis com diferentes temas ligados à realidade da família.
O Assessor da Comissão Episcopal para a vida e a família, Pe. Wladimir Porreca debateu o assunto: Família, o Trabalho e a Festa juntamente com o Pe. Wellistony Carvalho e com o promotor de justiça – Fernando Santos.
Pe. Wladimir Porreca discorreu sobre as três palavras que juntas formam um trinómio que começa a partir da família. O padre explicou  o modo de viver as relações, o modo de habitar o mundo e a forma de humanizar o tempo. “A família é uma comunhão de pessoas. Nós precisamos reforçar os relacionamentos  e para isso os pais tem o dever de educar e transmitir a fé para seus filhos”, disse.
O promotor de justiça, Fernando Santos, abordou o tema: Família: o Trabalho e a Festa a partir das mudanças acontecidas na sociedade atual, segundo o promotor, o papel do pai e da mãe de família estão sendo redefinidos. “Não podemos estigmatizar a questão familiar. O desafio que temos hoje é tornar tudo negociável”, explicou.


Já o padre Wellistony Carvalho falou que o sentido profundo que tem a família, o trabalho e a festa. Pe. Wellistony sofreu mudanças. “O trabalho foi reduzido ao consumismo. A festa foi reduzida ao prazer. Nós perdemos a dimensão lúdica da festa que para nós é o domingo, o dia de repouso, o dia da eucaristia. Nós temos que voltar aquele sentido profundo de que família é um espaço de resgate, gratuidade e dom”.
Ainda no 3º Congresso da Pastoral Familiar foram abordados os temas sobre a Família na mudança de época, ministrada pelo Vigário Geral Arquidiocesano – Pe. Tony Batista, Transmissão da fé na Família, abordado por Dom Jacinto Brito – Arcebispo de Teresina, A Pastoral Familiar no Piauí – Realidades e Perspectivas e o lema do Encontro “ Se o senhor  não Construir a sua casa, em vão trabalharão os seus construtores”.
Na palestra:  Família na mudança de época, padre Tony Batista explicou que todos nos vivemos uma mudança de época basta um pouco de atenção para percebermos que o nosso mundo não é o mesmo do tempo dos nossos pais. “A família é a primeira catequese. Aquilo que nós aprendemos no colo da mãe e no joelho do pai nós não esquecemos jamais”.
Na palestra: Transmissão da fé na Família, Dom Jacinto Brito explicou que nós estamos numa época em que estamos em situações distintas. A fé vive num contexto próprio e que as famílias não tem uma clareza sobre a definição de fé.  “Como é que vai crescer uma relação com Deus se não há um tempo disponível para ele. Se nós não temos tempo para Deus a fé esfria”.


Estiveram presentes no evento, Dom Alfredo Schaffler (do Presidente do Regional Nordeste 4, Bispo Diocesano de Parnaíba e Referencial do Setor Familiar), Dom Jacinto Furtado de Brito (Arcebispo de Teresina), Dom Juarez Sousa (Vice –Presidente do Regional Nordeste 4 e Bispo de Oeiras),  Pe. Luiz Eduardo Bastos (do Secretário Executivo do Regional Nordeste 4), Padre Tony Batista (Vigário Geral Arquidiocesano)  e Padres, Religiosos, Diáconos, Casais do ECC, Encontro matrimonial representantes da Pastoral Familiar.


FONTE: CNBB NE4



0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger