Novo arcebispo de Teresina toma posse





No domingo, 06 de maio, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho tomou posse como novo arcebispo de Teresina (PI). Nomeado por Bento XVI no último dia 22 de fevereiro, dom Jacinto é o sétimo arcebispo metropolitano.
A celebração aconteceu na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores situada na Praça Saraiva em Teresina. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi recebido pelo clero, religiosos e religiosas dos Estado do Maranhão, Ceará, Bahia e Piauí com a seguinte canção: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor”.
Em seguida, o administrador diocesano, padre Tony Batista dirigiu saudações a todos, recepcionou os fiéis e convidados e apresentou os bispos presente na celebração eucarística. “Hoje é uma noite significativa para nós. Estamos na presença de Deus, estamos reunidos para o pão da eucaristia e também para acolhida de Dom Jacinto Brito que vem para nos unir, nos orientar como sétimo arcebispo de Teresina”.
Em seguida o clero de Teresina acolheu o novo arcebispo de Teresina com um abraço ao som do Hino de São Francisco. Após as saudações, foi feita a leitura de documento onde o Santo Padre nomeia o novo arcebispo de Teresina. Em seguida, dom Miguel Fenelon Câmara, arcebispo Emérito conduziu o novo arcebispo à Cátedra e entregou-lhe o báculo. Deste momento em diante, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho passou a presidir a celebração.




“Meu lema: Senhor por tua palavra lançarei as redes. Vamos lançar as redes esta é a minha convocação, este é meu envio”, disse o Arcebispo durante a Homilia.
O presidente do Regional Nordeste I e bispo de Limoeiro Do Norte (Ceará), dom José Haring, desejou um bom inicio de pastoreio e relembrou alguns momentos da celebração. “No decorrer dessa celebração foi lembrado Nossa Senhora, foi lembrado Santa Teresinha, que tem grande influencia sobre ele. Eu lembrei um terceiro santo: o São Francisco. Assim como São Francisco, dom Jacinto procura ser amigo de todos”. No final da celebração, o presidente do Regional Nordeste 4 e bispo diocesano de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler dá boas vindas ao novo arcebispo. “Queremos estender nossas mãos para trabalharmos juntos, pois 97% da população do Piauí se conclamaram da Igreja Católica. Teresina é a capital com o maior número de pessoas se conclamando da Igreja Católica, 80%, por isso podemos caminhar de mãos dadas, sejamos sal da terra, fermento da massa e luz do mundo”.

FONTE: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger