Colégio Pio Brasileiro de Roma na pauta do Consep





A situação atual do Colégio Pio Brasileiro, de Roma, entrou na reflexão dos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, na manhã desta quarta-feira, 23 de maio. O Colégio acolhe padres diocesanos brasileiros para estudo de pós-graduação na Itália.
Duas informações do jesuíta padre Geraldo A. Coelho de Almeida sobre o Colégio Pio Brasileiro que se encontram na página da instituição:
Situação atual
“E hoje, como se apresenta o dia-a-dia do Pio Brasileiro?  - Para começar, todos os alunos ordinários são sacerdotes, envolvidos em programas de pós-graduação universitária. Quase um terço deles está inscrito num curso de doutorado. Em decorrência dessa situação, a vida da casa é baseada mais na autodisciplina, do que em horários minuciosos. Cada um, respeitando os momentos comunitários indispensáveis, organiza seu próprio dia, sabedor de que o estudo, na universidade ou em casa, constitui, aqui, sua ocupação principal. Evidentemente que há outros elementos importantes a serem considerados: vida espiritual e eucaristia, atividades culturais, esporte e lazer que, conforme o gosto e as disponibilidades pessoais, também estão presentes nas preocupações de cada um. A dimensão pastoral é vivida buscando-se as ocasiões favoráveis. No período do Natal, da Páscoa e nas Férias de verão, quase todos realizam alguma atividade nas paróquias. Vários, no decorrer do ano, celebram em casas de religiosas, situadas nas imediações do Colégio ou ajudam, nos fins de semana, em paróquias não muito distantes de Roma”.
Benefícios para a Igreja no Brasil
“Qual é o resultado mais duradouro que o Pio Brasileiro tem proporcionado à Igreja do Brasil? – Nos seus setenta e quatro anos de existência, já passaram pelo Colégio mais de 1800 alunos, uns ainda seminaristas, outros já sacerdotes, muitos dos quais residiram ali por duas ou mais temporadas. A grande maioria deles ocupou ou ocupa atualmente funções importantes no magistério eclesiástico, na direção e formação dos Institutos Filosóficos e Teológicos, nos Seminários ou em outros setores importantes das dioceses, espalhadas pelo Brasil a fora e também por outras regiões do Mundo. Os ex-alunos ordenados bispos já somam 122, dos quais quatro atingiram o cardinalato: D. Agnelo Rossi (também foi aluno do Pio Latino), D. Serafim Fernandes de Araújo e D. Geraldo Majella Agnelo e D. Odilo Pedro Scherer. Um ex-aluno, Pe. João Bosco Penido Burnier, S, J., deu sua vida pela causa da justiça e de outro, o antigo Bispo de Garanhuns, D. Francisco Expedito Lopes”.


FONTE: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger