Cardeal Ouellet fala sobre a evangelização na América Latina no dia de Nossa Senhora de Guadalupe


 
Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, memória de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Bento XVI presidirá a uma solene concelebração na Basílica de S. Pedro, por ocasião do bicentenário de independência dos países latino-americanos e caribenhos, onde vive quase a metade dos católicos do mundo inteiro. Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, participa da celebração.
Durante a Santa Missa, o Pontífice anunciará oficialmente a sua viagem apostólica a Cuba e ao México, no próximo ano. A propósito desta celebração, a Rádio Vaticano entrevistou o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, sobre os desafios do nosso continente.

Card. Ouellet:- 'Certamente, o fenômeno da secularização está se difundindo também no continente latino-americano. Creio que isso represente um aspecto novo para o qual existe o desejo de ajudar as comunidades locais a se conscientizarem de sua identidade católica e também de preservar seu patrimônio de devoção popular.' 'Por exemplo, a devoção a Nossa Senhora é um fato cultural, continental e é, ao mesmo tempo, uma tutela quanto aos perigos de divisão que provêm da influência de outros grupos religiosos que, dentro de certos limites, poderiam destruir esta herança', afirma o Cardeal. Segundo ele, ainda permanece o grande desafio do abismo entre ricos e pobres, e a 'nova evangelização' não significa que os problemas sociais foram deixados de lado, pelo contrário. 'Deve-se enfrentá-los a partir do verdadeiro centro da fé. Penso também que a esses problemas, devem-se oferecer soluções mais adequadas, menos ideológicas.'

FONTE: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger