Diocese de Balsas lembra o 5º ano do falecimento de dom Franco Masserdotti



O 5º aniversário do falecimento de dom Franco Masserdotti foi lembrado pela diocese de Balsas (MA) durante sua 5ª Romaria Vocacional que leva o nome do bispo que foi vítima de um acidente na rodovia federal BR-222 no dia 17 de setembro de 2006.
A Romaria, que teve início às 5h do último sábado, 17, às margens da rodovia, sentido ao município de São Raimundo das Mangabeiras, próximo ao Rio cachoeira, contou com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Balsas, dom Enemésio Ângelo Lazzaris, além de centenas de pessoas e de familiares e amigos de dom Franco que vieram da Itália.
Os romeiros seguiram em macha até o local do acidente onde se deu por encerrada a celebração da missa com um café comunitário partilhado pelos participantes.

Biografia de dom Franco Masserdotti

No último mês de junho dom Franco também foi homenageado com um livro intitulado “De braços abertos”. A publicação apresenta a vida do bispo e seu ministério como pastor da Igreja. O livro foi escrito por um missionário comboniano com o objetivo de popularizar a memória de dom Franco Masserdotti, entre amigos e o público italiano. O autor prefere manter o anonimato, usando o pseudônimo ‘Pedro Terena Macuxi’.
A Comunidade comboniana de Brescia, terra natal de dom Franco, coloca a disposição, sem reservas de direitos de propriedade, esta pequena obra, multiplicando a generosidade do bispo.
A edição em português, mesmo procurando ser fiel ao original e ao pensamento do autor, foi adaptada ao público brasileiro pela linguagem e contextualização. Os leitores encontrarão na pequena biografia preciosas informações para se aproximar da personalidade envolvente de dom Franco. O prefácio é de dom Pedro Casaldáliga.
O bispo da diocese de Coroatá (MA), dom Sebastião Bandeira, filho da diocese de Balsas, que teve a graça de ser ordenado bispo por dom Franco, diz que ele “foi um dos bispos que marcou a história do Brasil, por sua capacidade de viver o respeito pela pessoa do outro, pela sua profunda experiência de Deus libertador, o Deus misericordioso que abraça a todos e a todas e pela sua profunda paixão pelos mais empobrecidos, entre os quais os povos indígenas a quem dom Franco dedicou grande parte da sua vida”; acrescenta ainda que vale a pena adquirir o livro, pois o mesmo “apresenta um sinal profético de Deus para seu povo e mostra a história um Bispo apaixonado por Deus, pelo povo e pela Igreja de Balsas”, completou dom Sebastião.

Dom Franco


Ordenado bispo em 2 de março de 1996, assumiu a diocese de Balsas no dia 15 de abril de 1998. Nasceu na Brescia, Itália, e estudou filosofia e teologia na sua terra natal. Como bispo foi responsável pela dimensão missionária do Regional Nordeste 5, presidente do Conselho Indigenista Missionária (Cimi) e da Comissão Episcopal de Missões, hoje Comissão Episcopal para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, além de responsável pela Missão Ad Gentes no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). É autor do livro "A missão a serviço do Reino" publicado pela Paulus em 1996 e alguns opúsculos de animação missionária. Seu lema episcopal era "Para que tenham vida".
FONTE:CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger