Dom Dimas apresenta ao público do Muticom o Documento de Estudos 101 da CNBB .


Hoje, 18, no painel da manhã, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou ao público, em sua palestra, o Documento de Estudo 101 da CNBB - “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”.
“Eu quero propor aqui que os Regionais da CNBB, as dioceses e a Pastoral da Comunicação (Pascom), façam um debate sobre o Documento 101 da CNBB, para que possamos aperfeiçoar sempre mais o texto”, disse dom Dimas apresentando o documento, capítulo por capítulo.
Dom Dimas destacou também a atuação popular para a aprovação do Projeto Ficha Limpa. “A reação popular sobre a questão do Ficha Limpa foi extraordinária. Na semana de votação do projeto, mais de 1 milhão e 800 mil twittes foram enviados, pela sociedade civil, para os parlamentares, no Congresso Nacional. Na votação, nenhum deputado teve a coragem de votar contra. Isso mostra um pouco da força que temos nas mãos e não usufruímos”, disse.
“É possível sim trabalharmos em rede, não pode haver desagregação dentro da Igreja e seus organismos. Mais de 70% das assinaturas coletadas para o Projeto Ficha Limpa veio de comunidades católicas. Porque em determinadas circunstâncias nós unimos e em outras não?”, questionou dom Dimas.
Dom Dimas falou também sobre a dificuldade de criação de um plano de comunicação geral para a Igreja no Brasil. “É muito importante que a Igreja Católica marque presença nos espaços públicos que lhe é dado”, disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação, dom Dimas.
O arcebispo de Campo Grande também explicou sobre alguns projetos que a Igreja está desenvolvendo, como o levar a frente a Rede de Informática da Igreja no Brasil (Riibra). “Além do Riibra, temos um plano de integração de comunicação da Amazônia e o ‘Nós Somos a Igreja Católica’, que mostra a ação da Igreja nas áreas sociais”, enfatizou dom Dimas.

Considerações

Ao final das palestras, foi aberta a palavra ao público. Muitas considerações foram feitas e questionamentos levantados.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou sobre a atuação na Igreja nos meios de comunicação de massa. “Devemos expandir mais os nossos horizontes e mostrar mais o lado social de nossa Igreja”, disse.
Já o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, pontuou sobre o valor da Igreja, que é o de servir, principalmente aos pobres. “Devemos viabilizar a nossa missão, o ser igreja, o cuidado com os pobres, com a justiça, com a ética, com essa nova sociedade, como afirma Santo Agostinho. Todas as iniciativas de expandirmos o conhecimento da Palavra são bem vindas. Não devemos cair na tentação virarmos Igreja de poder, mas sim uma Igreja servidora, samaritana, e que sabe cuidar das pessoas, dos doentes, dos fragilizados, como Igreja serva de Deus”.

Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger