Dom Cláudio Maria Celli fala sobre comunicação na Igreja no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação .


No painel “Concepção, filosofia, estruturas e modalidades da Comunicação na Igreja e a imagem na mídia”, do segundo dia do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, o presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, dom Cláudio Maria Celli, falou sobre a comunicação na Igreja.
“O Deus vivo está aqui hoje. Então devemos anunciá-Lo para que as pessoas estejam em comunhão”, assim iniciou seu discurso, dom Celli.
Falando sobre comunicação, dom Celli destacou que: “Não se trata só de informar, oferecer dados ou informar. As pessoas são livres para abrir esta nova forma de vida que é o próprio Deus em comunhão com o Cristo”, disse.
Dom Celli citou por várias vezes São João, e destacou que a Igreja não prega uma filosofia, mas sim uma experiência concreta da passagem de Jesus pelo mundo. “Não falamos sobre uma filosofia, mas da experiência de uma pessoa, Jesus Cristo, que veio, se comunicou, passou sua mensagem e foi ao encontro do Pai. Por isso é importante ressoar essa Palavra de Cristo”.
O presidente do Conselho Pontifício defendeu o diálogo franco, o anuncio da verdade com respeito e sem “triunfalismo” entre as TVs, Rádios e meios de comunicação católicos. “Não devemos triunfar sobre outras religiões, o sentimento não é esse de conquista. Nossa relação com esses diferentes meios deve ser de diálogo respeitoso, franco, verdadeiro. Acho que nossas equipes de comunicação, que atuam para a Igreja Católica, devam ser profissionais, bem formadas e qualificadas para que assim possamos formar as gerações futuras, que sabem utilizar de maneira primordial as novas tecnologias, para levarmos o anuncio de Cristo e o Evangelho a todos”, disse dom Celli.
“Não importa o computador, a câmera ou um microfone que está na sua mão, isso é tecnologia, e tecnologia a gente compra em qualquer lugar, o que importa de verdade é o que tem no coração, a sua fé”, disse, dom Cláudio, aos comunicadores, e completou dizendo: “Como comunicamos? E para que comunicamos? Se comunicamos para ganhar prestigio, ganhar bens, com desejo de ganhar adeptos, não estamos comunicando, segundo Deus”, destacou ou o presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, dom Cláudio Maria Celli.
Com Celli reafirmou, no final de seu discurso, sobre a formação dos profissionais que atuam na e para Igreja Católica. “A maioria das pessoas que trabalham em nossa rede não conhecem o evangelho e nem a doutrina social da Igreja. Como falar sobre a verdade e a justiça sem saber as questões principais da Igreja?”, indagou dom Celli.


Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger