PADRE GILCIMAR (DIOCESE DE CAMPO MAIOR) PARTICIPA DA ASSEMBLEIA REGIONAL DE PRESBÍTEROS EM PICOS


Está sendo realizada na Diocese de Picos a 17ª Assembleia Regional de Presbíteros, que tem como tema “O Presbítero, Homem da Palavra e da Eucaristia”. O evento acontece no Centro de Treinamento Diocesano- CTD entre os dias 17 e 19 de maio, e reúne padres de todas as dioceses do Regional Nordeste IV.
O Pe. João Paulo Mendes, da Arquidiocese de Fortaleza, Doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia de Lugano - Suíça, assessora a parte formativa do encontro, para ele, o tema do evento proporciona um vasto aprofundamento enquanto presbíteros.


“Nós somos chamados por Deus para neste mundo sermos aquele semeador que nós encontramos no Evangelho de Lucas, que sai, anuncia, lança a semente da Palavra de Deus. Esta semente também, lembremos de outras parábolas de Jesus, é a semente que caindo no solo, morrendo, germinando, crescendo, vai dar os frutos com os quais fazemos o pão, ou seja, nós anunciamos Jesus Cristo, anunciamos a sua Palavra, mas a sua Palavra encontra plena realização na Celebração Eucarística. Por isso é que nós somos estes homens, que não somos melhores do que ninguém, mas somos escolhidos por Deus para humildemente servir a Igreja no mundo, proclamando a Palavra do Senhor”, afirma.

Durante a abertura oficial, dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, ressaltou a alegria em receber os padres das demais dioceses do Piauí. Falou sobre a importância do encontro permanente de formação do Clero, que tem início nas dioceses, depois é realizado de forma regional, seguido do encontro nacional. Destacou ainda a realização dos encontros por regiões do Brasil, tendo em vista, que o Piauí sediará em agosto próximo o Nordestão de Presbíteros, reunindo em Teresina os representantes de todos os estados que compõem a Região Nordeste. “Este evento vem facilitar a proximidade dos padres que se conhecem desde o seminário, outros que não se conhecem. Nesta oportunidade eles partilham a vida do sacerdote, a partir do compromisso com Jesus Cristo e com a sua Igreja, elencando as dificuldades, mas também as grandes alegrias e os frutos desta vida entregue aos serviços do Reino de Deus”, acrescenta.
A 17ª Assembleia Regional de Presbíteros tem ainda como finalidade a animação vocacional dos sacerdotes, como afirma o Padre Marcelino Elias de Macedo, Presidente da Comissão Regional de Presbíteros.


“Santo Agostinho diz que nós padres fomos ungidos para servir ao povo em duas mesas, a mesa da Palavra, que é a Palavra de Deus, a palavra da verdade, do amor e da vida, e a mesa da Eucaristia, que é o próprio Cristo que se dá em alimento para a comunidade. Esse nosso encontro tem esse objetivo de revitalizar a fé do sacerdote, o ministério sacerdotal de cada padre das oito dioceses do Piauí. E nesse encontro fraterno onde cada diocese envia os seus representantes, nós queremos criar cada vez mais laços de fraternidade, de convivência e de animação da nossa própria vocação. Esse é o objetivo principal”, pontua.
Além do estudo da temática proposta, ao final do encontro haverá a eleição da nova coordenação da Comissão Regional de Presbíteros, que deve atuar nos próximos quatro anos.


FONTE: PASCOM DE PICOS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger