OFICINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO RNE4

Cursistas participam das oficinas de comunicação



O segundo dia de encontro foi direcionado para as oficinas de Rádio, Internet, Produção de Notícia e Comunicação e Liturgia. As atividades tiveram início com a Celebração Eucarística na capela do Centro Pastoral Paulo VI.



A Santa Missa foi presidida por dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, e concelebrada pelos padres Luiz Eduardo, de Teresina, Raimundo Duarte e Juscelino da Diocese de Campo Maior.

 


Durante a homilia, dom Plínio ressaltou o otimismo que deve ser levado para as dioceses, como maneira de fortalecimento da Pascom diocesana e paroquial, tendo em vista a oportunidade de formação que está sendo este  Encontro Regional, espaço de diálogo, troca de experiência e reflexão sobre a comunicação na Igreja do Piauí.



Em seguida os participantes e assessores dividiram-se em oficinas, a Irmã Élide assessorou a turma de Rádio, tratando entre outros temas, sobre os tipos de programa, a notícia no formato radiofônico e a utilização do rádio para a evangelização.


Oficina de Rádio com a Irmã Élide



O Padre Geraldo ministrou a oficina de Comunicação e Liturgia, oportunidade para esclarecer as principais dúvidas no tocante aos momentos que envolvem comunicação e o ato litúrgico, como missas no rádio, ou transmitidas pelas TV.


Oficina de Comunicaão e Liturgia com o Pe. Geraldo Dias


A oficina de Produção de Notícias, ministrada pela Jornalista Joelma Moura, voltou-se para a pauta, redação e cobertura de eventos pastorais, tais como cursos, treinamentos, missões, visitas missionárias, romarias, festejos e celebrações especiais, lembrando aos alunos que a notícia sempre deve ser pensada no ponto de vista do interesse social. Também repassou algumas técnicas de como produzir um texto noticioso, e dicas de como deixá-lo cada vez mais atrativo para o leitor.


Oficina de Produção de Notícia com a Jornalista Joelma Moura



Já a oficina de Internet foi ministrada no primeiro momento pelo Jornalista Cantídio Filho, que contextualizou os conceitos de instantaneidade, perenidade, interatividade, convergência de mídias, hipertextualidade e personalização de conteúdos, expressões que estão diretamente ligadas ao Jornalismo Online. À tarde a Jornalista Lana Krisna adentrou na funcionalidade dos sites, blogs e redes sociais, apontando os desdobramentos comunicacionais que podem ser realizados a partir da boa utilização dessas ferramentas.


Oficina de Internet com os Jornalistas Cantídio Filho e Lana Krisna



 



FONTE: PASCOM DE PICOS



0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger