Exposição sobre João Paulo II emociona peregrinos em Roma



 
Uma exposição contando, passo a passo, a vida do Papa João Paulo II acontece no Vaticano por ocasião de sua beatificação, neste domingo, 1º. A mostra é um esforço entre a Santa Sé e as autoridades polacas que decidiram fazer um tributo a João Paulo II ilustrando sua vida e seu Pontificado. São fotos, objetos pessoais e vídeos, que contam cada etapa da vida de karol Wojtyla.

Logo no início da exposição estão as fotos da família Wojtyla. Um pouco a frente, nos deparamos com particularidades de Karol como o seu ser artista. São fotos e textos falando de sua atuação como ator. Logo adiante, a exposição marca “Karol poeta” e numa redoma de vidro, uma caneta, um lápis e os poemas escritos pelo jovem que se tornaria Papa.
Uma parte emocionante da exposição é a chamada "Karol, amico dei giovani" (Karol, amigo dos jovens), neste lugar as fotos e vídeos mostram um jovem sacerdote que amava o esporte. Junto às fotos de Karol com os jovens está o seu esqui, o tênis e a mochila e, ao lado, seu caiaque e sua bicicleta. Aqui, nos deparamos com um homem profundamente humano, que gostava das coisas boas da vida; um jovem padre no meio dos jovens, fazendo coisas próprias da juventude.

Na mostra é possível até mesmo ver as roupas e as botas surradas de um homem que trabalhou duro numa pedreira na Polônia, até as mitras de Sumo Pontífice. A cada passo da exposição nos deparamos com um objeto, uma roupa, um paramento, o seu anel de arcebispo, as fotos de suas viagens apostólicas assim como suas obras literárias e documentos pontifícios.

Em um determinado momento da caminhada na exposição, entramos num túnel escuro e, ali, barulhos de tiros e um vídeo mostrando o atentado que o Papa sofreu em 1981. Fotos de João Paulo II no hospital se recuperando deste atentado também são mostradas.

O final da exposição nos chama a atenção com uma inscrição “soferenza” (sofrimento), e ali as imagens de João Paulo debilitado mas sempre em pé. Os peregrinos param diante de uma cena que emocionou o mundo, quando João Paulo II tentou falar ao mundo, de sua janela, mas a voz não saiu. Neste momento é quase impossível segurar as lágrimas, pois acabamos de passear pela vida de um homem, pela vida de um santo.
















































































FONTE: CANÇÃO NOVA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger