CNBB NE4 Abre Encontro de Comunicação e Evangelização



O I Encontro de Comunicação e Evangelização, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos - Regional Nordeste 4 - foi aberto na manhã dessa sexta-feira (08).  Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo de Picos, fez a abertura solene do evento, que conta com a participação de aproximadamente 80 pessoas, de todas as Dioceses do Piauí. Ele destacou a importância do encontro para o Regional e lembrou o compromisso da Igreja com a comunicação.O evento se estende até domingo, 10.




O primeiro conferencista do Encontro de Comunicação e Evangelização foi o padre Tony Batista, que fez um breve relato sobre a comunicação no Regional. O pároco ainda frizou a importância da inclusão de estudos sobre comunicação na formação dos futuros padres. “Os seminaristas hoje estão mais preocupados com a renda do paramento do que com a comunicação, mais com o rito do que com o que ele comunica”, lamentou o padre. Ele ainda lembrou que Teresina foi a primeira diocese no Brasil a criar um vicariato da comunicação, seguida por São Paulo. “Hoje não temos mais o vicariato, mas um setor de comunicação”, esclarece.


Após a palavra do padre Tony Batista a Irmã Élide Fogolari, assessora de comunicação da CNBB, ministrou a conferência intitulada "As novas fronteiras da Pastoral de Comunicação", que é resultado de experiências, estudos e reflexões sobre a ação social e o  papel irrecusável de fazer comunicação. O principal objetivo dessa conferência  foi conscientizar os participantes  a desenvolver  uma pastoral apta a interpretar o tempo presente, e a encontrar os caminhos para uma comunicação do Evangelho, segundo as linguagens do nosso tempo. "A Pastoral da Comunicação estabelece uma transversalidade a toda ação pastoral da Igreja. Ela se coloca a serviço de todas as outras pastorais para ajudá-las a dar visibilidade, ou seja, tudo que as outras pastorais fazem a Pastoral da Comunicação precisa anunciar", enfatiza.  



Após a pausa para o almoço, foi a vez dos participantes do evento assitirem a conferência organizada pelo padre Geraldo Martins Dias, assessor de imprensa da CNBB. O tema dessa conferência foi "Comunicação e Evangelização", onde o padre Geraldo abordou a importância da Igreja utilizar os meios de comunicação no processo de evangelização. "A Igreja pode sim utilizar os meios de comunicação para evangelizar, e quem não fez isso ainda, está atrasado", afirma. Outro ponto abordado por ele foi que o conteúdo dos meios pertencentes às Paróquias e Dioceses devem responder aos anseios da comunidade, são meios que devem defender uma causa, além de apresentarem Jesus às pessoas.










FONTE: RNE4

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger